ELETRODOS REVESTIDOS

Revestimento Duro

DG E - 1 CoCr/DG E- 1 CoCrV

AWS E / ER CoCr-C
DIN E / G 20-55zct

CC+
Rutílico

Dureza: 54 – 58 RC

Co Cr W C
54,0 31,0 12,0 2,5

Eletrodo ou Vareta nua tipo “STELLITE 1”, com propriedades semelhantes ao DG 6 CoCr, com dureza elevado, recomendado para extrema abrasão, atrito e corrosão à quente, sem impacto, insubstituível em aplicações específicas que requeiram o máximo das propriedades citadas.
Aplicação: Anéis de vedação, siderurgia, forjaria, indústrias químicas e petroquímicas, de borracha, papel e fertilizantes.

DG E - 6 CoCr/DG E- 6 CoCrV

AWS E / ER CoCr-A
CC+
Rutílico
Dureza: 39 – 43 RC

Composição química

Co Cr W C
63,0 30,0 5,0 1,0

Eletrodo revestido ou Vareta nua tipo STELLITE 6, altamente resistente ao desgaste por impacto, atrito, compressão e abrasão simultaneamente com temperaturas elevadas e na presença de elementos fortemente corrosivos. Mantém a dureza à quente.

Aplicação: Sedes de válvulas, forjarias, industrias petroquímicas, siderurgia, borracha, papel e alimentícia.

DG E - 12 CoCr/DG E - 12 CoCrV

AWS E / ER CoCr-B
DIN E/G 20-50zct
CC+
Rutílico
Dureza: 48 – 52 RC

Composição química

Co Cr W C
60,0 30,0 8,0 1,5

Eletrodo ou Vareta nua tipo “STELLITE 12”, com propriedades semelhantes ao DG 6 CoCr, porém com maior dureza e melhor resistência ao atrito, abrasão e corrosão a quente, sendo menos recomendado ao impacto.

Aplicação: Siderurgia, forjaria, industrias químicas e petroquímicas, de borracha, papel e fertilizantes, matrizes, estampos, facas e punções.

DG E - 54 T

DIN E 3 – 40st
CC+
Básico
Dureza: 40 RC

Composição química

Co Mo C
5,0 4,0 0,15

Eletrodo Cr-Mo especial tipo “aço ferramenta” para revestimentos antidesgaste por impacto, compressão e atrito metal contra metal a quente, mantendo sua dureza e tenacidade em trabalho até 550ºC. Não apresenta tendências a trinca.

Aplicação: Ideal para reparos ou fabricação de ferramentas para trabalho a quente em geral como matrizes, rebarbadores, punções, martelos de prensas, trevos e alongas de laminação e lingoteamento contínuo, pinos de tenazes, roletes, roldanas, calhas, guias, matrizes, martelo de forja, facas.

DG E - 75 W

DIN E 21-65 CZT
CC+
Básico grafítico

WC3 + Cr 7
Carbonetos de W + Cr > 60%
Dureza: 70 RC

Eletrodo de carbonetos de tungstênio + Cromo, ligado pelo revestimento de alto rendimento contra extrema abrasão de qualquer elemento abrasivo. De excelente e fácil soldabilidade, apresenta cordões com ótimo acabamento. Pela sua composição química e alta resistência ao desgaste, apresenta excelente custo benefício.
Trata-se do mais econômico eletrodo de tungstênio disponível no mercado.

Aplicação: Estampos, moldes, réguas e ferramentas de prensagem e extrusão de cerâmica, cimento e refratários, brocas de perfuração, estabilizadores para indústria petrolífera, raspadores, transportadores de minérios.

DG E - 83 T

DIN E 3 – 55 st
CC+
Básico
Dureza: 59 RC Composição química

Cr Mo V C
8,0 3,0 1,0 0,25

Eletrodo Cr-Mo especial tipo “aço ferramenta” para revestimentos antidesgaste a frio ou a quente até 550ºC, provocado por impacto, compressão, ou atrito metal contra metal. Indicado para a recuperação ou confecção de ferramentas para trabalho a frio ou a quente em geral.

Aplicação: Facas de corte a frio e a quente, matrizes, martelos de forja, calibradores, rebarbadeiras, estampos, facas, punções e tesouras, ferramentas de repuxo, estampos para abaúlas ou dobrar, ferramentas para estampar ou perfurar, matrizes de repuxo.

DG E - 253 Cr

AWS E FeCr-A1
CC+

Composição química

Cr 27,0
C 3,7 + Mn

Dureza: 58 RC
Eletrodo rutílico de excelente soldabilidade e ótimo acabamento para revestimentos sujeitos à abrasão média e alto impacto. Resistente também à corrosão.
Possui escória alto destacável, rendimento de 180% e pouca tendência a formação de trincas.

Aplicação: Rotores e carcaças de bombas, martelos, grelhas de moinho, mandíbulas, britadores, estampos, moldes, ferramentas de prensagem e extrusão de cerâmica, cimento e refratários.

DG E - 265 Cr

AWS E FeCr-A1
CC+
Básico grafítico

Composição química

Cr C Mn Si
27,0 5,0 4,0 2,5


Dureza: 62 RC
Eletrodo básico de “Carbonetos de Cromo” com adição de Mn e Si, de alta resistência à abrasão, erosão severas e impactos moderados.
Apresenta um rendimento de 200%, devido ao seu revestimento ser totalmente fundido com a alma com total aproveitamento da escória. Muito resistente também a corrosão e temperatura.

Aplicação: Rotores e carcaças de bombas, martelos, grelhas, mandíbulas, martelos e placas de desgaste de britador, ferramentas de extração de minérios, pás e raspadeiras de misturadores, helicóides transportadores e elevadores de caneca, curvas de tubulação e bombas de areia e lama, grades de arado, sulcadores.

DG E - 325 Cr

AWS E FeCr-A1
CC+
Rutílico

Composição química
Cr 32,0
C 5,0

Dureza: 62 RC
Eletrodo rutílico de alto teor de “carbonetos de Cromo” de ótima soldabilidade e acabamento, para revestimentos de baixo coeficiente de atrito e extra rendimento de 180 %. Seu depósito assemelha-se em acabamento e coloração ao do aço inoxidável e é também resistente a oxidação. Os cordões de solda são extremamente lisos, facilitando o escoamento do elemento abrasivo.

Aplicação: Rosca sem fim, lâminas, dentes, bordas cortantes, face de arrasto e carcaça de caçambas de carregadeira e escavadeira, placas de desgaste de britador, facas trituradoras, peneiras, separadores, carcaça de bombas, bicos de jato de areia.

DG E - 355 CR

AWS E FeCr-A1
DIN E 10-60
CC +

DUREZA 63 RC

Composição química

Cr C Mn Si
32,00 5,00 4,0 3,00


Eletrodo básico de alto teor de Carbonetos de cromo, com uma estrutura enriquecida com Mn e Si. Resistente ao desgaste por abrasão seca, úmida ou pastosa.

Apresenta um ótimo rendimento (180 %), já que sua escória é totalmente fundida com o depósito, com total aproveitamento do eletrodo. Ótima e fácil soldabilidade.

DG E - 952 TW

AWS E Fe5-B
DIN E 4 – 60 st
CC +
Rutílico
Dureza: 62 RC (dep.)
66 RC (temp.)
260 HB (recoz.)

Eletrodo tipo “Aço Rápido” de alta dureza e tenacidade à quente ou frio, resistente ao atrito, compressão, impacto e cizalhamento, indicado para fabricação ou recuperação de ferramentas de corte, onde se requeira dureza e durabilidade, inclusive ferramentas de usinagem. Tratável termicamente. Apesar da alta dureza, tem pouca tendência a formação de trincas.
Em revestimentos acima de 8 mm, recomenda-se uma “almofada” DG 309 MO.

Aplicação: Facas de corte a frio ou quente, guias e rolos de endireitadeira ou desdobradeira, bobinadeiras, cabeças de trefila, roletes e guias de trefilação, ferramentas de repuxo, estampos, ferramentas de corte, plaina, fresa, alargadores e brocas.

DG E - 973

DIN E 3-60
CC+ / CA
Rutílico

Dureza: 60 RC

Composição química:
Cr – Mo – W – V

Eletrodo rutílico de excelente tenacidade e ótima resistência a impacto, atrito e compressão (metal contra metal), resistente também à abrasão a temperaturas de até 700ºC.
Seu depósito, apesar da alta dureza, não é suscetível a trincas. Não apresenta porosidade. Pode ser aplicado com transformadores (CA)

Aplicação: Ideal para recuperação de ferramentas de corte a frio, eixos entalhados, roscas de extrusão de plástico, facas de corte à frio e à quente, bobinadeiras, cabeças de trefila, estampos.